Efemérides

30 de novembro: Dia das Cidades pela Vida

Conhecido como Cities for Life Day, é uma iniciativa aberta a todas as cidades do mundo. O objetivo é unir o mundo na questão da abolição da pena de morte, ainda vigente por legislação em diversos países do mundo.

Muitas cidades portuguesas costumam aderir a esta iniciativa, iluminando um monumento ou edifício público de referência, em protesto contra a pena de morte. É um ato simbólico, com a luz da vida a vencer a escuridão da morte. Concertos de beneficência e envio de cartas de protesto são outros exemplos de iniciativas deste dia.

O Dia das Cidades Pela Vida surgiu em 2002 por iniciativa da comunidade italiana de Sant’Egídio, tendo na altura a adesão de 80 cidades. A data de 30 de novembro foi escolhida para esta celebração por assinalar o aniversário da primeira abolição da pena de morte, no Estado europeu do Grão-Ducado da Toscana, no norte de Itália, em 1786.

10 de Dezembro: Dia Internacional  dos Direitos Humanos

O Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado anualmente a 10 de dezembro e visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e colocar um ponto final a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.

A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Em Portugal, a Assembleia da República reconheceu a grande importância da Declaração Universal dos Direitos do Homem ao aprovar, em 1998, a Resolução que vigora até hoje, na qual deixou instituído que o dia 10 de dezembro deveria ser considerado o Dia Nacional dos Direitos Humanos.