Recursos Pedagógicos
Autor: Serviço Educativo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Público-alvo: 3º ciclo e Ensino secundário;
Materiais: Cartões “Dados mundiais da Pena de Morte“; mapa, marcadores, post-its
Áreas temáticas: Geografia, História, Matemática, Cidadania, Filosofia
A atividade foi desenvolvida através uma abordagem interdisciplinar e visa, de forma integrada, contribuir para o desenvolvimento de competências cognitivas, críticas e sociais dos alunos.
Objetivos: Tem como objetivos: a) Promover a análise crítica sobre direitos humanos e justiça; b) desenvolver a capacidade de interpretar e trabalhar com dados estatísticos; c) ampliar a visão global e interdisciplinar sobre questões sociais; d) Incentivar a cidadania ativa e a consciência social; e) Desenvolver a empatia e a compreensão ética.
Metodologia:
- Apresentação do tema à turma, com um breve enquadramento histórico sobre a pena de morte em Portugal, o processo da sua abolição e importância no contexto europeu e mundial, bem como a sua evolução ao longo do tempo.
- Exploração dos Cartões “Dados mundiais da Pena de Morte”
- Dividir os alunos em grupos pequenos e entregar a cada grupo os cartões com dados estatísticos (ex.: número de execuções, países com mais execuções, crimes relacionados, países abolicionistas, etc.).
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- Os alunos devem interpretar os números e identificar padrões, tendências e disparidades regionais.
- Devem procurar informação complementar e tentar perceber possíveis razões (culturais, políticas ou históricas) para a manutenção ou abolição da pena de morte em certas regiões.
- Através de materiais como mapas, marcadores coloridos e post-it, os grupos devem organizar os dados de forma visual e criativa.
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- Apresentação à turma e discussão partilhada
Cada grupo apresenta seu mapa e explica suas descobertas, destacando os dados mais relevantes. Os demais grupos podem fazer perguntas ou apontar diferenças em relação às suas próprias análises.
- Reflexão e Conclusão
Reflexão final sobre o que aprenderam em relação à pena de morte no mundo, como os dados analisados influenciaram sua opinião ou ajudaram a compreender melhor as questões sociais mundiais. Tentar ainda pensar em formas de como a sociedade pode agir para enfrentar desafios relacionados com a justiça e os direitos humanos.