Conheça a Marca Património Europeu

Desde 2013 que a MPE distingue sítios que possuem um forte valor simbólico europeu e que conferem visibilidade quer à história comum europeia e à construção da União Europeia (UE), quer aos valores europeus e aos direitos humanos que são o sustentáculo do processo de integração europeia.

Para atribuição da MPE, os sítios deverão procurar alcançar os seguintes objetivos:

  1. Realçar a sua importância europeia;
  2. Sensibilizar os cidadãos europeus, sobretudo os jovens, para o seu património cultural comum;
  3. Facilitar a partilha de experiências e o intercâmbio das melhores práticas na União;
  4. Melhorar o seu acesso para todos, especialmente os jovens;
  5. Aprofundar o diálogo intercultural, nomeadamente entre os jovens, por meio da educação artística, cultural e histórica;
  6. Promover sinergias entre o património cultural, por um lado, e a criação e criatividade contemporâneas, por outro;
  7. Contribuir para a atratividade e o desenvolvimento económico sustentável das regiões, em particular por intermédio do turismo cultural.

Definição dos sítios

A definição de «sítio» empregada na MPE é ampla.

Inclui os sítios naturais, subaquáticos, arqueológicos, industriais ou urbanos, os monumentos, as paisagens de interesse cultural, os memoriais, os produtos e bens culturais e o património imaterial.

Para todas estas categorias, também pode ser considerado o património contemporâneo (que inclui sítios recentemente construídos ou que tenham desempenhado um papel específico na história europeia recente).

Os produtos e bens culturais, bem como o património imaterial, têm de estar ligados a um espaço físico claramente identificável, onde as ações de informação e atividades educativas serão desenvolvidas.

O que diferencia Marca do Património Europeu da Património Mundial da UNESCO?

Para saber mais sobre a Marca do Património Europeu